Especializada no fabrico de passamanarias, a Joracarsil é uma empresa dinâmica e atenta às necessidades do setor têxtil, jamais esquecendo a importância de desenvolver passos sustentados em nome de um sucesso sem fim à vista.
De portas abertas em Vila Frescainha S. Pedro (Barcelos) desde 1987, a Joracarsil é “uma empresa familiar” criada por João Rodrigues Figueiredo que, através da experiência até então acumulada no setor têxtil, decidiu iniciar um projeto que haveria de se prolongar ao longo de décadas, mediante “um crescimento sempre gradual” e sustentado. Hoje, 32 anos desde a sua génese, já se verifica a presença da segunda geração (representada por Carla e João Figueiredo) ao leme desta empresa, que luta todos os dias por oferecer a diferenciação e o melhor serviço perante um setor particularmente competitivo.
Ainda que especialmente focada no fabrico de passamanarias, a Joracarsil apresenta-se como uma empresa capacitada para atender a um amplo leque de solicitações e desafios no âmbito da indústria têxtil, desenvolvendo artigos e acessórios – desde as fitas e elásticos aos cordões – para fins tão diversos quanto as indústrias têxtil e calçado ou os têxteis-lar. Mas a notável “flexibilidade” que tão bem caracteriza o modus operandi desta empresa, bem como a sua “atenção ao mercado” narram apenas uma pequena parte desta história.
Efetivamente, e tal como sublinha João Figueiredo (filho do fundador), a passagem dos anos trouxe um conjunto de importantes mutações no universo da indústria têxtil, obrigando a Joracarsil a “implementar uma nova postura” que lhe permitisse consolidar o seu papel. Esta é uma empresa que se orgulha, por isso mesmo, de “não ter concorrentes”, dispondo – pelo contrário – “de várias empresas do ramo com quem trabalha, mas numa lógica de parceria”, argumenta o gerente. Também integrados nesta filosofia de entreajuda são, de resto, os fornecedores e clientes, num gesto que a ajuda a fazer deste projeto familiar um player de confiança, orientado pelos mais elevados padrões de eficácia e de compromisso.
“A nossa estratégia foi nunca deixar que o cliente tivesse razões para nos abandonar”, resume João Figueiredo. Significa isto que “a par da qualidade, que sempre foi apanágio da empresa”, houve um continuado investimento, não mediante a expectativa de um crescimento desregrado da faturação anual, mas sim através “da colocação de mais máquinas, do aumento da estrutura e da aposta nos funcionários” – custos estes que haveriam de ser diluídos através da conquista de novos segmentos de mercado. Indissociável de toda esta ética de trabalho é, por sua vez, o reconhecimento da Joracarsil enquanto PME Excelência – estatuto que assinala o bom caminho até agora traçado.
Nunca será demais reforçar, ainda assim, a importância de outro elemento nesta equação de sucesso: a presença e o empenho diário de “uma equipa motivada”, atualmente constituída por 20 colaboradores. Habituado ao desafio de chefiar recursos humanos, João Figueiredo é perentório em afirmar que “o segredo” por detrás dos impressionantes resultados mencionados passa por “envolver as pessoas e reconhecer o seu trabalho”. Já o facto de a empresa contar com os préstimos de um coletivo particularmente “jovem” assegura uma serena flexibilidade de todos os elementos perante o advento de novas tecnologias e processos de fabrico.
Não deverá, posto isto, constituir surpresa que o futuro da Joracarsil passe por continuar a consolidar o percurso e a sábia gestão que João Rodrigues Figueiredo transmitiu aos filhos, de modo a antecipar o surgimento de qualquer tendência menos positiva que se possa afigurar. Dito por outro modo, será através da omnipresença das palavras “família”, “parcerias” e “sucesso” que a empresa procurará reforçar o seu papel no mercado, demonstrando a persistência e a perseverança do ADN que a viu nascer.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas gravida cursus eleifend. Nullam ornare sapien quis vulputate cursus. Vivamus vel pellentesque purus, sed dignissim elit. Maecenas ac augue metus. Suspendisse in elit nibh. Vestibulum in nibh risus. Phasellus ut cursus sem.